Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha é um recanto singular na ilha de Florianópolis!

O Ribeirão da Ilha em Santa Catarina representa a típica vila histórica, da cultura portuguesa, nascida da capacidade de trabalho dos migrantes açorianos, da prática da pesca e construção naval! Revela aos tempos modernos, as reminiscencias de um passado, que ainda fazem parte da vida local nesta parte preservada ao sul da Ilha de Florianópolis!

Neste passeio, distante 27 quilômetros do centro da capital, existem várias praias, de pouca extensão, com águas tranquilas e de areia grossa, sendo seu ponto alto na gastronomia. O Ribeirão da Ilha em Floripa, é uma ótima oportunidade para estreitar as relações com a cultura local. Dica certa para saborear os pratos típicos da pesca artesanal. Entre as opções de restaurantes no Ribeirão da Ilha, são parada obrigatória: Ostradamus, Umas e ostras, Porto do Contrato ou  Rancho Açoriano, o destaque nos cardápios são as ostras, fresquinhas devido ao cultivo nas fazendas bem em frente aos trapiches dos restaurantes. Também no menu estão os saborosos frutos do mar.

O pôr do sol em qualquer faixa no Ribeirão da Ilha, desperta uma sensação de posicionamento estratégico, para quem aprecia a paisagem no Morro do Ribeirão, uma verdadeira contemplação do continente, em toda sua plenitude. Agrada na opção “encontros de happy-our” ou simplesmente para aproveitar no final de semana, com uma alternativa independente de baixa ou alta temporada.

O lugar revela ainda os traços típicos da arquitetura açoriana, presente tanto nas casas dos habitantes quanto nas acolhedoras pousadas no Ribeirão da Ilha, Florianópolis.

Sem dúvida é um bom passeio familiar ou romântico. O Ribeirão da Ilha é ideal para um click de um momento especial.

O bairro tem acesso via sul da Ilha, destaque no roteiro das praias da Ilha da Magia!

Saiba mais:

O Ribeirão da Ilha representa o segundo distrito mais antigo de Floripa, está no acervo preservado por lei Municipal, de 1975, lugares de passagem obrigatória são o Casario e a Igreja Nossa Senhora da Lapa. Aproveite também para conhecer o trabalho artesanal nas rendas de bilro e a tradicional Festa do Divino.

A sede do Ribeirão da Ilha é chamada de Freguesia do Ribeirão, que abrange uma área total de 51,54 km², na junção das áreas do Alto Ribeirão, Barro Vermelho, Caieira da Barra do Sul, Carianos, Costeira do Ribeirão, Praia do Naufragados, Sertão do Peri e Praia da Tapera.

Deixe uma resposta

captcha
Campos obrigatórios (*)

TOPO