Praia do Campeche show da natureza!

Praia do Campeche show da natureza!

Praia do Campeche

A Praia do Campeche em Florianópolis, possui 3,5 km de extensão,  distante 15 km do centro da cidade, está localizada entre a praia do Morro das Pedras e da Joaquina. No passado, estas  três praias formavam a  ”Praia do Mandu”.   Foi em 1860,  o batismo para  Praia do Campeche! 

O bairro Campeche foi na década de 20, campo de pouso para o reabastecimento de vôos entre Paris e Buenos Aires, como o comandante desta rota era o aviador e escritor ilustre “Antoine de Saint-Exupéry”, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, foi fonte de inspiração a homenagem feita a este escritor, o nome da rua principal do bairro, a Avenida Pequeno Príncipe.

Contos e lendas vão de encontro ao verdadeiro significado da raiz do nome Campeche, os nativos afirmam, que foi batizado por Exupéry, que se referia a praia como: “Champ et Pêche” (campo de pesca).  O aviador era uma figura tão querida pelos moradores locais, que também já deram um jeitinho para falar o nome do francês em “manezês” para “Zé Perri”!

Outra explicação para o nome Campeche, estaria na planta medicinal e de tinturaria, cultivada nesta região, muito procurada no início da colonização, o “pau-campeche”. O bairro Campeche foi desmembrando da Lagoa da Conceição, nos anos 90, deixando de ser chamado de Vila do Pontal e assumindo seu atual nome.

A praia do Campeche é conhecida, por suas águas claras, porém de mar grosso, excelentes ondas de formações de “direita”, areias brancas e finas.  Além da grande procura por famílias e turistas argentinos, devido sua infra em restaurantes especializados em frutos do mar, comidas e artigos naturais, está crescendo o número de frequentadores da galera jovem, um pouco mais afastado na entrada principal da praia, está o “point” desta turma que é conhecido como “riozinho do Campeche“.

Praia do Riozinho no Campeche

O “riozinho” a cada temporada merece destaque pela presença dos corpos sarados,  de gente descolada e  bonita!  É no riozinho do Campeche que rola os eventos voltados para os praticantes do surf, kitesurf, vôlei, como também no cenário musical, com festas eletrônicas e arenas de shows!  O vasto espaço de areia é disputado nesta  badalada região da praia.  Visitas ilustres  de “peso”,  estão fora da temporada, afinal a praia do Campeche  é  rota da Baleia-Franca!

Recheada de histórias e estórias, o bairro do Campeche é procurado por moradores, visitantes vindos de todas as regiões do país e do exterior, que desejam além da exuberante natureza local e badalação, um bom investimento em imóveis! A região simplesmente deu um “boom”, com forte processo de expansão imobiliária e na arquitetura de luxo! Para facilitar na sua procura por uma pousada no Campeche que seja próxima do mar, a dica fica Pousada Natur Campeche e Pousada Recanto do Campeche!

Se não conheceu, está perdendo:

Atrações na Praia do Campeche

1) Morro do Lampião: para aqueles que não dispensam um bom “visu”, lá do alto é possível ter uma vista privilegiada de praticamente 360° de Florianópolis.

2) Lagoinha Pequena: esta na avenida do Campeche, água doce, com variedades de peixes, é permitida a pesca e também ótimo local para nadar!

3) Ilha do Campeche Florianópolis: A sensação da praia, sem dúvida complementa o cenário no horizonte das água azuis! Possui rico ecossistema e abriga grande parte do patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina. A natureza é abundante e proporciona a todos os visitantes pura emoção, excelente local para o mergulho!

4) Espaço Zeperri: O espaço fica na praia do Campeche é aberto a visitações durante todo o ano, com exibição de  24 pôsteres cedidos pelos familiares do piloto, banners com explicações da história da aviação francesa no Brasil e diversos objetos.

5) Dunas do Campeche: área de 121 hectares completam o Patrimônio Natural e Paisagístico do município.

Deixe uma resposta

captcha
Campos obrigatórios (*)

TOPO