Parque Estadual do Rio Vermelho

Parque Estadual do Rio Vermelho

O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE),  criado pelo Decreto nº 308 de 24 de maio de 2007 . É administrado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). Localizado numa área de 1.532 hectares, entre a Barra da Lagoa e o distrito do Rio Vermelho, cobrindo a Mata Atlântica que margeia a Lagoa da Conceição e a restinga da Praia do Moçambique, cerca de 25 quilômetros do Centro de Florianópolis.

A Trilha ecológica reuni 16 viveiros e cerca de 150 animais silvestres, mais de 35 espécies catalogadas no estado podem ser visitadas no local, como macacos, jabutis, araras e papagaios; há dois exemplares raros: o cachorro-do-mato ou graxaim, o espaço oferece um contato direto com a fauna e a flora; Uma recente pesquisa registra, 169 espécies vegetais nativas, que pertence três tipos de restinga, arbustiva (14 espécies), herbácea (66 espécies) e arbórea (100 espécies),  A espécie  descoberta em 1964, Mimosa Catharinensis Burkart, e até hoje não foi encontrada em nenhum outro lugar do mundo, um arbusto trepador com presença de espinhos.

A trilha do Rio vermelho realiza um  trabalho de conscientização ambiental por meio de visitas guiadas, com guias para contar a história do Parque Estadual do Rio Vermelho e dos animas. O parque conta com estrutura completa de Camping, tem a capacidade de atender até 650 pessoas por dia, é considerado um dos melhores do Brasil. A visitação é gratuita e o espaço também é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção por meio de decks de madeira.

Visitação

- O passeio nos dias uteis são destinados para grupos escolares ou previamente agendados.
- A visitação é aberta ao público nos finais de semana, não é necessário agendamento.
- Acessível a cadeirantes.
- Durante a visitação:  evite correr, comer e falar alto.
- Local não possui lanchonetes.
- Ao final da trilha existe uma área própria para alimentação.
- Horário de funcionamento do Parque, terças e domingos, das 10h às 17h.

Deixe uma resposta

captcha
Campos obrigatórios (*)

TOPO